Modo de Uso do Anasedan:
Via subcutânea, intramuscular e endovenosa.
Posologia:
Bovinos:
- A dose Anasedan pode variar de 0,25 A 1,5mL para cada 100 Kg, via intramuscular.
- Dose de 0,25mL de Anasedan para cada 100Kg, é indicada para analgesia suficiente para pequenos procedimentos sem movimentos de defesa, pe realização de anestesia local. Para proceder a redução do prolapso e torção uterina, rumenotomia, laparotomia, fetotomia, etc.
- Dose de 0,5mL de Anasedan para cada 100Kg de peso é indicada para forte sedação e analgesia média. Para tratamento de cascos, abertura de abscessos, colocação de argolas de narinas, desobstrução do canal do teto, suturas superficiais de feridas, inclusive dos tetos.
- Dose de 1mLde Anasedan para cada 100Kg é indicada para sedação muito intensa e um grau de analgesia ou anestesia e relaxamento muscular. O animal geralmente não fica em pé. Usada para amputações de cascos, chifres e tetos, operações na articulação dos cascos, do tendão flexor digital profundo, do úbere, castrações, cesarianas em decúbito, estirpação do globo ocular, extração dentária, punções, etc.
- Dose de 1,5mL de Anasedan para cada 100Kg consegue -se uma sedação muito forte, anestesia e relaxamento muscular intenso e duradouro. O animal não se mantém em pé. Indicado para longas intervenções cirúrgica.
Equinos:
- As doses de Anasedan devem variar de 5 a 8mL para cada 100Kg, via endovenosa, sendo contraindicado em doses superiores a 10mL /Kg, pois, pode provocar queda e contrações tônico-clônicas passageiras no animal.
- Na administração de Anasedan geralmente o animal fica em pé e para procedimentos longos e dolorosos é recomendado anestesia geral ou local. Essa dose é indicada para facilitar a pesagem, transporte, tratamento dos cascos, ferragem, radiografias, palpação retal e a monta natural das éguas. Também é indicado para potencializar os anestésicos gerais.
Cães e gatos:
- Anasedan pode ser aplicado por via subcutânea, intramuscular ou intravenosa, na dosagem de 1,5 de Anasedan a cada 10 Kg. Produzindo uma boa sedação que se mantem por 1 a 2 horas e analgesia de 15 a 30 minutos, o que permite que sejam executadas suturas, exames radiológicos, coleta de sangue, passagem de sonda uretral, extrações dentárias e de tártaro, limpeza de ouvidos e de feridas cirúrgicas. Pode ainda ser utilizado para manobras ortopédicas,pois, tem efeito miorelaxante.
- Anasedan garante ótimos resultados quando associado a outras drogas. Associando com anestésicos locais permite intervenções cirúrgicas mais profundas, sendo ideal para cirurgias em animais idosos e debilitados nos quais não pode se utilizar anestésicos gerais.
- Na associação com barbitúricos, ANASEDAN pode ser usado como pré-anestésico na dosagem de 0,5mL a 1mL para cada 10Kg por via intramuscular, com a vantagem de redução de 50% a 70% dos anestésicos gerais.
- Na associação de Anasedan com ketamina, recomenda-se a dosagem de 0,1mL/Kg de xilazina e de 6 a 10 mg/kg de ketamina po kg.
Precauções:
As doses de Anasedan superiores a 1mL para cada 100Kg é necessário um jejum prévio de 6 horas no mínimo.
Tomar cuidado para eliminar a possibilidade de timpanismo que todos os ruminantes podem sofrer quando mantidos em decúbito.
Quando o animal for colocado e decúbito lateral ou dorsal, manter a cabeça e o pescoço em um nível inferior ao do corpo para evitar a entrada de fluídos nos pulmões.
Não administrar Anasedan durante o último mês de gestação, pode provocar parto prematuro.